sexta-feira, 28 de junho de 2013

MAIORIA DOS VEREADORES DE NATAL-RN APROVA EMPRÉSTIMO PARA OBRAS DA COPA ENQUANTO A SAÚDE A EDUCAÇÃO AGONIZAM


https://www.facebook.com/MandatoAmandaGurgel


Nesta quinta-feira (27), a maioria dos vereadores de Natal aprovou projeto do prefeito Carlos Eduardo (PDT) que autoriza o município a contrair um empréstimo de R$ 15,4 milhões, junto à Caixa Econômica Federal, para obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo FIFA 2014.

A vereadora Amanda Gurgel (PSTU) foi contra a proposta porque o projeto vai endividar ainda mais a cidade para atender unicamente aos interesses da FIFA, e não trará a verdadeira mobilidade urbana que a população de Natal tanto precisa. Além disso, o empréstimo tem como garantia de pagamento o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ou seja, compromete a principal receita da cidade.

Amanda defendeu que a verdadeira mobilidade urbana seria investir em metrôs, VLT’s (Veículos Leves sobre Trilhos) e outros meios de transporte de massas para interligar as quatro zonas da cidade, garantindo a locomoção dos trabalhadores e estudantes da capital.

Mas, infelizmente, a maioria dos vereadores, ao todo 24 dos 27 presentes, votou por uma obra da Copa, que apenas vai ligar, por exemplo, o aeroporto de São Gonçalo ao estádio Arena das Dunas e Ponta Negra.

A vereadora do PSTU criticou os vereadores favoráveis ao empréstimo. Eles votaram orientados pelo líder do prefeito na Câmara, o vereador Júlio Protásio (PSB), e tentaram passar a ideia de que o financiamento seria destinado a obras de mobilidade em benefício da população, e não para garantir a Copa do Mundo.

Mas a mensagem do prefeito foi bem clara, e não deixou dúvidas sobre qual a razão do empréstimo. “O projeto (...) constitui medida essencial para promover as obras de mobilidade urbana exigidas para a realização da Copa do Mundo FIFA 2014.”

Para o PSTU e a vereadora Amanda, a Prefeitura e a Câmara de Natal ignoram as vozes que vem dos protestos das ruas. “As pessoas estão dizendo nas ruas que da Copa abrem mão por saúde e educação. O prefeito e os vereadores dizem que o município está endividado e que não pode investir nos serviços públicos, mas pode pegar empréstimo para obras da Copa da FIFA? Está errado isso. Por que não para escolas? Por que não para postos de saúde?”, critica a professora.

_________________
* Visite os sites do PSTU, da CSP-Conlutas, da LIT-QI, da VOZ DO PEÃO, da ANEL e do Blog da Convergência
* Filie-se ao PSTU
* Curta a nossa Fan Page

Nenhum comentário: