sexta-feira, 14 de junho de 2013

O POVO TRABALHADOR TEM DIREITO À TARIFA ZERO NO TRANSPORTE PÚBLICO




Uma das maneiras de se "desengarrafar" o trânsito das cidades é investir em transporte público coletivo de qualidade e acessível à maioria do povo. No Brasil do IPI reduzido para automóveis ― sem se observar os impactos no meio ambiente e na vida das cidades ―; no Brasil onde um edital do Senado prevê a quantia de 375 mil reais para lanche de senadores; no Brasil onde o governo federal e o empresariado entendem que investir no país é construir estádios caríssimos para a Copa, pensar o transporte público coletivo de alta qualidade é uma utopia (no sentido pejorativo da palavra). O resultado péssimo sempre aparece no lombo e no bolso do povo trabalhador que apanha nas manifestações que realiza: Mais uma covarde repressão do PSDB/PT.

Como informa matéria da revista Galileu (online), na gestão de Luíza Erundina (PT) à frente da Prefeitura de São Paulo (1989-1993) houve uma tentativa de se criar a tarifa zero, embora sem resultado. Porém, a servir-nos de exemplo, ao menos como parâmetro de discussão, existem cidades do mundo que adotam a tarifa zero, sendo o exemplo mais falado o de Tallin, na Estônia, que:

"implementou o esquema de transporte coletivo gratuito para habitantes, se tornando a primeira grande cidade europeia a adotar o esquema. Para fazer uso da rede completa, que inclui trens, ônibus e bondes, basta que o usuário apresente um cartão registrado na prefeitura (pode ser obtido com uma taxa de 2 euros). Internamente, o programa foi apelidado de “13o. salário”, já que usuários poderão economizar o equivalente a um salário mínimo anualmente - que, por políticos da oposição, foi visto como uma jogada populista para agradar eleitores.” (Galileu Online).

Quando a maioria da mídia, esquizofrenicamente, trata de mobilidade urbana e, ao mesmo tempo, criminaliza os manifestantes do "Movimento Passe Livre", em São Paulo, por se colocarem contra o aumento da tarifa, é interessante analisarmos essas propostas de tarifa zero, pois pensar isso é pensar em solucionar o problema. Por que o governo federal não encabeça esse tipo de proposta para o país inteiro?
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