quinta-feira, 4 de julho de 2013

CRIANÇAS INDÍGENAS TÊM MEMBROS AMPUTADOS POR FALTA DE SORO ANTIOFÍDICO


http://cimi.org.br/site/pt-br/


A maioria de nós brasileiros sabe mais sobre Paris que sobre muitos dos rincões da própria terra. E, desconhecendo a terra, ignora também seus viventes (bichos, pessoas, plantas) e todas as relações decorrentes. Essa nossa ignorância, porém, nos custa muito caro, pois os nativos sofrem, sofremos nós, desconhecidos entre desconhecidos, sem falar nas estrangeiras mãos que se apossam das nossas riquezas (terras, florestas, minérios, águas, etc) e que assim nos fazem também sofrer.

Por isso e por muito mais, precisamos tomar posse de nós mesmos, das nossas próprias riquezas, do nosso destino e, obviamente, dos nossos problemas. Não é errado conhecer Paris ou qualquer outro lugar do mundo, pois todo o solo do planeta é sagrado, digamos assim. Mas, contudo, não podemos aceitar o nosso desconhecimento do que ocorre com parte do nosso povo. Crianças Marubo têm membros amputados por falta de soro antiofídico:

"O drama em que se encontra o atendimento à saúde na Terra Indígena do Vale do Javari é público e notório há tempos. Inúmeras denúncias já foram feitas aos órgãos governamentais, mas a situação não muda. Ontem (3), os povos indígenas Marubo, Mayuruna, Matis e Kanamary denunciaram, em carta, que duas crianças foram amputadas por falta de soro antiofídico, medicamento básico na região Amazônia. Eles reivindicam uma urgente reunião com Antônio Alves, responsável pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e a, também urgente, compra de soros antiofídicos para os Polos Base, além de outras reivindicações necessárias para melhorar as condições de atendimento médico na região." (Conselho Indigenista Missionário).

Clique no link em vermelho e leia a matéria completa.
________________
* Curta a nossa fan page:

Nenhum comentário: